O QUE É O ZMOT?

 

O Momento Zero da Verdade

A forma como consumimos os produtos diz muito das transformações sociais que vivemos atualmente.

Outrora, o cliente seguia um percurso linear:

1º)  Visualizava a publicidade do produto;

2º) Deparava-se com o Primeiro Momento da Verdade (First Moment of Truth – FMOT), ou seja, o momento onde fazia a aquisição do produto. Pode-se aqui entender que havia uma decisão que era tomada quando se estava diante da prateleira, e que tanto podia ser positiva como negativa;

3º) Dava-se o Segundo Momento da Verdade (Second Moment of Truth – SMOT). O cliente adquiria e experimentava o produto e, a partir daí, percebia se era um produto de confiança para repetir ou recomendar.

E o ciclo fechava-se aqui, ou voltava naturalmente ao início, onde a experiência poderia conhecer novos seguidores.

Mas a conjuntura mudou. O ciclo que noutros tempos não conhecia grandes imprevistos está hoje desfeito pelas transformações da internet. E é por isso que falamos do Momento Zero da Verdade (ZMOT) – termo batizado pela Google.

Mas o que é, afinal, o ZMOT?

O ZMOT, em inglês, mais conhecido por Zero Moment of Truth, é a pesquisa que é feita antes de adquirirmos o produto.

Em 2012, a Google realizou um estudo que revelou mudanças no ciclo de compra. Ou seja, percebeu que o consumidor hoje pesquisa muito sobre um determinado produto ou serviço, muito antes de fazer a sua aquisição.

É importante estarmos no Momento Zero da Verdade porque os consumidores hoje confiam mais na informação do que na publicidade.  

Essa informação tanto pode ser colhida através da opinião de outras pessoas em sites especializados, como em fóruns, redes sociais, vídeos, entre muitos outros canais. Se as marcas não estiverem neste ZMOT perdem oportunidades de negócio, por isso este é um grande desafio para os marketeers.

Como o Momento Zero interrompe o percurso convencional, o cliente passa a consumir um canal disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano.

Por isso, a própria Google criou o e-book – ZMOT: Conquistando o momento zero da verdade – (de Jim Lecinski, Diretor de Vendas e Serviços para os EUA e evangelista-chefe do ZMOT), que aconselha como as empresas se devem posicionar na internet para estar à frente desta nova prateleira.

Esse e-book pode ser consultado aqui:

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/zmot-conquistando-o-momento-zero-da-verdade/